Prof. Marcelo Conte
Doutor em Ciências Visuais (UNIFESP) e Mestre Ciências do Esporte (UNICAMP)
Head Trainer Conte Fit Motorsports Training - @contefit
marceloconte@canalsoler.com.br
Na coluna de abril/2023 apresentamos o relato de caso sobre a preparação física do piloto de kart Sylvio Correa Neto. Nos últimos parágrafos daquele texto, relatamos que o piloto havia se acidentado durante 5ª Etapa da Copa São Paulo Light de Kart categoria Sênior A – 125 cc, tendo como consequência uma fratura na tíbia da perna direita, sendo necessária uma cirurgia para implante de uma haste de titânio para reparar a lesão.
O acidente ocorreu no dia 04 de julho de 2021 no kartódromo Ayrton Senna, eu estava acompanhando o piloto na pista naquele dia e pude acompanhar tudo de perto. Logo que ele foi atendido pela equipe médica do kartódromo, ainda no ambulatório, já foi possível constatar pelo aspecto da perna, que a lesão era grave. O piloto foi então, encaminhado para o atendimento no hospital e após exame clínico e de imagem, o prognóstico foi de cirurgia para implantação de uma haste de titânio. Considero que o processo de recuperação, já se iniciou naqueles momentos entre os primeiros socorros, exames clínicos e preparação para cirurgia. Ou seja, os procedimentos médicos adequados associados a uma atitude positiva frente a adversidade foram fundamentais para o que viria a acontecer nas próximas etapas.
A cirurgia foi um sucesso, e o Sylvio se mostrou confiante na equipe médica e no processo de superação das limitações frente a nova realidade. O grande desafio nesta fase, imediatamente após a cirurgia foi lidar com o psicológico do atleta.
Neste sentido, após apenas 13 dias da cirurgia, iniciamos os treinamentos físicos diários com dois objetivos: manter as condições musculares dos demais segmentos corporais (afinal a lesão estava localizada em um segmento específico: perna direita) e iniciar a recuperação da mobilidade e força da perna que foi lesionada. Nesta fase, realizamos os exercícios na própria residência do piloto utilizando basicamente recursos como elásticos tensores, halteres, resistência do próprio corpo e aplicação de alongamentos. A motivação do piloto melhorou sensivelmente após a liberação médica para fazer exercícios. Sem dúvida que, os hormônios neuro moduladores como beta-endorfina, encefalina, dopamina e serotonina, os quais apresentam secreção aumentada induzida pelo exercício físico, foram muito importantes nesta etapa para a disposição e bem-estar do Sylvio.
Após três semanas do acidente, iniciamos atividades outdoor, realizando caminhadas ao ar livre com auxílio das muletas. Uma das preocupações naquele momento era evitar a perda significativa da resistência cardiovascular. Por outro lado, a exposição ao sol era um aspecto importante para estimular a síntese de vitamina D, essencial para o metabolismo ósseo e hormonal.
Na sequência, exatamente um mês após a cirurgia, iniciamos um trabalho bem mais consistente na academia, com utilização de exercícios mais intensos para todos os segmentos corporais e um trabalho especial dinâmico e estático (isometria) para os músculos da perna direita associado a mobilidade das articulações do tornozelo e joelho direito. Nesta fase, incluímos os exercícios de estimulação neurosensorial com o recurso do Fitlight® Training. Sem dúvida, era fundamental ativar as capacidades neuromotoras e neurocognitivas do piloto.
Principalmente, era muito importante restabelecer a velocidade da comunicação neural entre o cérebro-membro inferior direito. A utilização do equipamento Fitlight® foi muito relevante para o sucesso desta etapa. Realmente investimos muito na estimulação neurosensorial, para recuperar o tempo de reação, visão periférica, foco e tomada de decisão, sempre associando com exercícios de resistência muscular e mobilidade articular. Nesta fase, o piloto se sentia, embora ainda com muitas restrições de locomoção, muito motivado com a recuperação. Embora, havia algumas oscilações de humor e disposição quando as dores retornavam.
Mas o Sylvio se dedicava ao treinamento, e a evolução do piloto era visível a cada sessão de treino. Um novo desafio era proposto a cada dia. Incluímos atividades em meio líquido, visando melhorar a marcha do piloto e a mobilidade das articulações. O saldo desta etapa, foi muito positivo, embora tenha havido uma pequena redução da massa muscular corporal geral em comparação a condição antes da lesão, a composição corporal do Sylvio estava satisfatória, sem ocorrência de ganho de peso ou gordura corporal. A força e a resistência muscular, dos demais segmentos, estavam cada vez melhores. A capacidade neurosensorial, inclusive nos exercícios com a perna direita, já havia alcançado o mesmo nível à condição anterior a lesão. Por outro lado, a perda de massa muscular na perna direita ainda nos incomodava, contudo, a confiança na locomoção e o equilíbrio nos surpreendiam positivamente.
E desta forma, seguimos com o nosso planejamento, visando recuperação do piloto não somente para suas atividades diárias, mas sobretudo, pensando na volta as pistas. Por isso, o treinamento de recuperação da perna direita sempre esteve associado aos exercícios que já utilizávamos na preparação para o automobilismo. No início do processo de reabilitação, a previsão era retornar a pistas para treinar com o kart no final de dezembro ou início de 2022.
No entanto, a evolução do Sylvio no segundo mês de recuperação foi muito rápida e percebemos que seria possível fazer um teste de pilotagem, e assim no dia 17 de setembro de 2021, setenta e cinco dias após a cirurgia o piloto voltou a pilotar o seu kart em um treino no kartódromo Arena Itu. Ainda com certa dificuldade para andar, utilizando o auxílio de uma muleta para locomoção, mas se sentido seguro para sentar e acelerar o kart, o Sylvio entrou na pista, e logo nas primeiras voltas era visível que o piloto estava à vontade ao volante do seu Mini. Foram várias voltas, as quais permitiram uma real avaliação de todo o processo. O resultado foi além do esperado, sem dores na perna direita, com a sensibilidade nos membros inferiores adequada, sem desconforto muscular no pescoço, ombro, lombar ou qualquer outro segmento corporal e o mais importante: totalmente confiante e seguro para acelerar rápido.
O teste em Itu, nos fez ter motivação para o próximo desafio que seria retornar as competições ainda no ano de 2021. Neste ajuste do planejamento, novamente adequamos a exigência do treinamento para níveis bem próximos ao período pré lesão. Além disto, uma outra evolução importante foi que o Sylvio já conseguia se locomover sem auxílio da muleta e nesta fase incluímos a bicicleta ergométrica para melhorar o condicionamento cardiovascular, bem como para trabalhar a resistência e mobilidade dos membros inferiores.
Continuamos determinados nos treinamentos físicos, bem como nos treinos técnicos com o kart em Itu, pois por mais que seja eficiente a preparação física é necessário pilotar. No final de outubro, outro desafio foi estabelecido: participar dos treinos da SPR Light 2021 no kartódromo Beto Carrero. A ideia era ver como o piloto se comportaria em uma situação de treinamento competitivo e como seria sua adaptação ao novo chassi Tony Kart. Lá no Sul as condições foram muito intensas, com chuva e muitos pilotos rápidos na pista, o que serviu como o teste definitivo para a tomada de decisão de voltar a uma competição oficial.
Assim em novembro, após quatro meses e alguns dias do fatídico dia do acidente, retomamos a competição na mesma Copa São Paulo Light de Kart para enfrentar a rodada final e dupla do Campeonato, ou seja, a 9ª e 10ª Etapas no Kartódromo Arena Itu. Estávamos confiantes, contudo um pouco apreensivos de como seria realizar vários treinos livre, tomada de tempo e no dia seguinte completar três provas na sequência. Como o físico e o psicológico iriam se comportar?
Bom, na quarta-feira 10/11/21 nos treinos livres sem cronometragem, foi importante para ver que a condição física e neurosensorial estavam em excelentes condições e que a perna direita não incomodava em nada, foram vários stints longos sem problemas. No dia seguinte, quinta-feira, choveu o dia inteiro e não entramos na pista. Na sexta-feira, era para valer, três treinos livres com cronometragem e a tomada de tempo no final do dia. Como esperávamos, o tempo das voltas não estavam tão bons no início, mas foi melhorando progressivamente ao longo do dia e na tomada de tempo o Sylvio encaixou uma volta boa e conseguiu um ótimo P3 no grid. Terminamos o dia satisfeitos e principalmente confiantes que o piloto havia definitivamente superado o acidente e estava à vontade na pista, pois é comum pilotos após acidentes sentirem receio em pilotar no limite.
E finalmente, chegou o sábado, o tão esperado dia de retorno as corridas. Fomos juntos de Jundiaí a Itu e no caminho conversamos bastante e o Sylvio estava tranquilo, muito mais do que no dia anterior. O clima estava muito bom e o importante era que naquele momento o piloto estava competitivo novamente. As 12h30 os 15 karts alinharam para largada. Logo na primeira curva o Sylvio pulou para P2 e aí foram 12 voltas de pura emoção até a bandeirada final quando o piloto venceu sua primeira corrida após a cirurgia! Foi demais aquele momento! Todos felizes no Box da equipe Roda Motors. O dia já estava salvo, realmente não imaginávamos que o piloto voltaria tão competitivo e no mesmo nível dos seus adversários que continuaram na ativa por quatro meses.
Na segunda corrida da 9ª Etapa com o Grid invertido, Sylvio largou em P5 e fez uma ótima largada e pulando para P2, mas na metade da prova o kart perdeu rendimento e ele teve que lutar para conseguir finalizar em P5. Contudo, mesmo com o P5 na segunda bateria, o Sylvio foi o Campeão da 9ª Etapa da Copa São Paulo Light de Kart devido à combinação de resultados. Nem em nossos sonhos mais otimistas imaginávamos que isto iria acontecer!
No final da tarde, mais uma corrida. Bateria única valendo a 10º e última Etapa do Light. Como o Sylvio #77 terminou em P5 a bateria anterior, este foi seu lugar no Grid de largada. Logo na primeira curva o piloto foi tocado e tirado da pista caindo para P11... numa ótima corrida de recuperação conseguiu finalizar a última Etapa em P3!
Enfim, foi um final de semana memorável. Sob o ponto de vista físico, o Sylvio estava ainda melhor do que antes, a nossa preparação foi um sucesso e terminamos a maratona de treinos e corridas sem dores em nenhum músculo, fadiga, desconforto e principalmente com a perna direita sem edemas ou dor. Durante o período de recuperação aprendemos muito. Finalmente, posso resumir o processo de recuperação bem-sucedido dependeu de 10 fatores:
E quanto ao Campeonato, que o Sylvio liderava até o momento do acidente, mesmo sem participar de três Etapas, ainda conseguiu terminar em um honroso 3o lugar, apenas 4 pontos do vice-campeão. Aprendemos muito neste processo, onde vivemos o melhor que o Esporte pode nos proporcionar: A oportunidade de acreditar que podemos vencer e superar as adversidades. Como o piloto Lewis Hamilton, disse após a vitória no GP São Paulo/2021: “Acredite sempre. Nunca desista! ”.
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