Notícias

O Papel da Preparação Física e Neurosensorial no retorno às pistas após o acidente

O Papel da Preparação Física e Neurosensorial no retorno às pistas após o acidente

Prof. Marcelo Conte

Doutor em Ciências Visuais (UNIFESP) e Mestre Ciências do Esporte (UNICAMP)

Head Trainer Conte Fit Motorsports Training - @contefit

marceloconte@canalsoler.com.br

O papel da Preparação Física e Neurosensorial no retorno às pistas após o acidente: Como um piloto evolui na preparação física - Sylvio Correa - Pt. 2.

Na coluna de abril/2023 apresentamos o relato de caso sobre a preparação física do piloto de kart Sylvio Correa Neto. Nos últimos parágrafos daquele texto, relatamos que o piloto havia se acidentado durante 5ª Etapa da Copa São Paulo Light de Kart categoria Sênior A – 125 cc, tendo como consequência uma fratura na tíbia da perna direita, sendo necessária uma cirurgia para implante de uma haste de titânio para reparar a lesão.

O acidente ocorreu no dia 04 de julho de 2021 no kartódromo Ayrton Senna, eu estava acompanhando o piloto na pista naquele dia e pude acompanhar tudo de perto. Logo que ele foi atendido pela equipe médica do kartódromo, ainda no ambulatório, já foi possível constatar pelo aspecto da perna, que a lesão era grave. O piloto foi então, encaminhado para o atendimento no hospital e após exame clínico e de imagem, o prognóstico foi de cirurgia para implantação de uma haste de titânio. Considero que o processo de recuperação, já se iniciou naqueles momentos entre os primeiros socorros, exames clínicos e preparação para cirurgia. Ou seja, os procedimentos médicos adequados associados a uma atitude positiva frente a adversidade foram fundamentais para o que viria a acontecer nas próximas etapas.


A cirurgia foi um sucesso, e o Sylvio se mostrou confiante na equipe médica e no processo de superação das limitações frente a nova realidade. O grande desafio nesta fase, imediatamente após a cirurgia foi lidar com o psicológico do atleta.


Neste sentido, após apenas 13 dias da cirurgia, iniciamos os treinamentos físicos diários com dois objetivos: manter as condições musculares dos demais segmentos corporais (afinal a lesão estava localizada em um segmento específico: perna direita) e iniciar a recuperação da mobilidade e força da perna que foi lesionada. Nesta fase, realizamos os exercícios na própria residência do piloto utilizando basicamente recursos como elásticos tensores, halteres, resistência do próprio corpo e aplicação de alongamentos. A motivação do piloto melhorou sensivelmente após a liberação médica para fazer exercícios. Sem dúvida que, os hormônios neuro moduladores como beta-endorfina, encefalina, dopamina e serotonina, os quais apresentam secreção aumentada induzida pelo exercício físico, foram muito importantes nesta etapa para a disposição e bem-estar do Sylvio.


Após três semanas do acidente, iniciamos atividades outdoor, realizando caminhadas ao ar livre com auxílio das muletas. Uma das preocupações naquele momento era evitar a perda significativa da resistência cardiovascular. Por outro lado, a exposição ao sol era um aspecto importante para estimular a síntese de vitamina D, essencial para o metabolismo ósseo e hormonal.

Na sequência, exatamente um mês após a cirurgia, iniciamos um trabalho bem mais consistente na academia, com utilização de exercícios mais intensos para todos os segmentos corporais e um trabalho especial dinâmico e estático (isometria) para os músculos da perna direita associado a mobilidade das articulações do tornozelo e joelho direito. Nesta fase, incluímos os exercícios de estimulação neurosensorial com o recurso do Fitlight® Training. Sem dúvida, era fundamental ativar as capacidades neuromotoras e neurocognitivas do piloto.


Principalmente, era muito importante restabelecer a velocidade da comunicação neural entre o cérebro-membro inferior direito. A utilização do equipamento Fitlight® foi muito relevante para o sucesso desta etapa. Realmente investimos muito na estimulação neurosensorial, para recuperar o tempo de reação, visão periférica, foco e tomada de decisão, sempre associando com exercícios de resistência muscular e mobilidade articular. Nesta fase, o piloto se sentia, embora ainda com muitas restrições de locomoção, muito motivado com a recuperação. Embora, havia algumas oscilações de humor e disposição quando as dores retornavam.

Mas o Sylvio se dedicava ao treinamento, e a evolução do piloto era visível a cada sessão de treino. Um novo desafio era proposto a cada dia. Incluímos atividades em meio líquido, visando melhorar a marcha do piloto e a mobilidade das articulações. O saldo desta etapa, foi muito positivo, embora tenha havido uma pequena redução da massa muscular corporal geral em comparação a condição antes da lesão, a composição corporal do Sylvio estava satisfatória, sem ocorrência de ganho de peso ou gordura corporal. A força e a resistência muscular, dos demais segmentos, estavam cada vez melhores. A capacidade neurosensorial, inclusive nos exercícios com a perna direita, já havia alcançado o mesmo nível à condição anterior a lesão. Por outro lado, a perda de massa muscular na perna direita ainda nos incomodava, contudo, a confiança na locomoção e o equilíbrio nos surpreendiam positivamente.


E desta forma, seguimos com o nosso planejamento, visando recuperação do piloto não somente para suas atividades diárias, mas sobretudo, pensando na volta as pistas. Por isso, o treinamento de recuperação da perna direita sempre esteve associado aos exercícios que já utilizávamos na preparação para o automobilismo. No início do processo de reabilitação, a previsão era retornar a pistas para treinar com o kart no final de dezembro ou início de 2022.


No entanto, a evolução do Sylvio no segundo mês de recuperação foi muito rápida e percebemos que seria possível fazer um teste de pilotagem, e assim no dia 17 de setembro de 2021, setenta e cinco dias após a cirurgia o piloto voltou a pilotar o seu kart em um treino no kartódromo Arena Itu. Ainda com certa dificuldade para andar, utilizando o auxílio de uma muleta para locomoção, mas se sentido seguro para sentar e acelerar o kart, o Sylvio entrou na pista, e logo nas primeiras voltas era visível que o piloto estava à vontade ao volante do seu Mini. Foram várias voltas, as quais permitiram uma real avaliação de todo o processo. O resultado foi além do esperado, sem dores na perna direita, com a sensibilidade nos membros inferiores adequada, sem desconforto muscular no pescoço, ombro, lombar ou qualquer outro segmento corporal e o mais importante: totalmente confiante e seguro para acelerar rápido.

O teste em Itu, nos fez ter motivação para o próximo desafio que seria retornar as competições ainda no ano de 2021. Neste ajuste do planejamento, novamente adequamos a exigência do treinamento para níveis bem próximos ao período pré lesão. Além disto, uma outra evolução importante foi que o Sylvio já conseguia se locomover sem auxílio da muleta e nesta fase incluímos a bicicleta ergométrica para melhorar o condicionamento cardiovascular, bem como para trabalhar a resistência e mobilidade dos membros inferiores.


Continuamos determinados nos treinamentos físicos, bem como nos treinos técnicos com o kart em Itu, pois por mais que seja eficiente a preparação física é necessário pilotar. No final de outubro, outro desafio foi estabelecido: participar dos treinos da SPR Light 2021 no kartódromo Beto Carrero. A ideia era ver como o piloto se comportaria em uma situação de treinamento competitivo e como seria sua adaptação ao novo chassi Tony Kart. Lá no Sul as condições foram muito intensas, com chuva e muitos pilotos rápidos na pista, o que serviu como o teste definitivo para a tomada de decisão de voltar a uma competição oficial. 


Assim em novembro, após quatro meses e alguns dias do fatídico dia do acidente, retomamos a competição na mesma Copa São Paulo Light de Kart para enfrentar a rodada final e dupla do Campeonato, ou seja, a 9ª e 10ª Etapas no Kartódromo Arena Itu. Estávamos confiantes, contudo um pouco apreensivos de como seria realizar vários treinos livre, tomada de tempo e no dia seguinte completar três provas na sequência. Como o físico e o psicológico iriam se comportar?


Bom, na quarta-feira 10/11/21 nos treinos livres sem cronometragem, foi importante para ver que a condição física e neurosensorial estavam em excelentes condições e que a perna direita não incomodava em nada, foram vários stints longos sem problemas. No dia seguinte, quinta-feira, choveu o dia inteiro e não entramos na pista. Na sexta-feira, era para valer, três treinos livres com cronometragem e a tomada de tempo no final do dia. Como esperávamos, o tempo das voltas não estavam tão bons no início, mas foi melhorando progressivamente ao longo do dia e na tomada de tempo o Sylvio encaixou uma volta boa e conseguiu um ótimo P3 no grid. Terminamos o dia satisfeitos e principalmente confiantes que o piloto havia definitivamente superado o acidente e estava à vontade na pista, pois é comum pilotos após acidentes sentirem receio em pilotar no limite.


E finalmente, chegou o sábado, o tão esperado dia de retorno as corridas. Fomos juntos de Jundiaí a Itu e no caminho conversamos bastante e o Sylvio estava tranquilo, muito mais do que no dia anterior. O clima estava muito bom e o importante era que naquele momento o piloto estava competitivo novamente. As 12h30 os 15 karts alinharam para largada. Logo na primeira curva o Sylvio pulou para P2 e aí foram 12 voltas de pura emoção até a bandeirada final quando o piloto venceu sua primeira corrida após a cirurgia! Foi demais aquele momento! Todos felizes no Box da equipe Roda Motors. O dia já estava salvo, realmente não imaginávamos que o piloto voltaria tão competitivo e no mesmo nível dos seus adversários que continuaram na ativa por quatro meses.


Na segunda corrida da 9ª Etapa com o Grid invertido, Sylvio largou em P5 e fez uma ótima largada e pulando para P2, mas na metade da prova o kart perdeu rendimento e ele teve que lutar para conseguir finalizar em P5. Contudo, mesmo com o P5 na segunda bateria, o Sylvio foi o Campeão da 9ª Etapa da Copa São Paulo Light de Kart devido à combinação de resultados. Nem em nossos sonhos mais otimistas imaginávamos que isto iria acontecer!


No final da tarde, mais uma corrida. Bateria única valendo a 10º e última Etapa do Light. Como o Sylvio #77 terminou em P5 a bateria anterior, este foi seu lugar no Grid de largada. Logo na primeira curva o piloto foi tocado e tirado da pista caindo para P11... numa ótima corrida de recuperação conseguiu finalizar a última Etapa em P3!

Enfim, foi um final de semana memorável. Sob o ponto de vista físico, o Sylvio estava ainda melhor do que antes, a nossa preparação foi um sucesso e terminamos a maratona de treinos e corridas sem dores em nenhum músculo, fadiga, desconforto e principalmente com a perna direita sem edemas ou dor. Durante o período de recuperação aprendemos muito. Finalmente, posso resumir o processo de recuperação bem-sucedido dependeu de 10 fatores:

  1. Determinação e força mental do piloto;
  2. Apoio da família do piloto (no caso do Sylvio a esposa sempre esteve ao lado dele, incentivando e dando o suporte em todos momentos);
  3. Primeiros Socorros rápido e eficiente (a equipe do Dr. Wagner Dutra de Interlagos trabalhou muito bem);
  4. Procedimentos médicos e hospitalares competentes;
  5. Incentivo dos amigos (apenas algumas horas após o acidente, quando estávamos ainda aguardando o atendimento no hospital, o Sylvio já havia recebido centenas de mensagens positivas dos amigos, mecânicos e pilotos);
  6. Ótimo preparo físico antes do acidente (isso acelerou a recuperação, pois o nível de aptidão física do Sylvio estava excelente na ocasião da cirurgia);
  7. Iniciar o processo de reabilitação o mais rápido possível para evitar o destreinamento geral e acelerar a recuperação do membro que foi lesionado;
  8. Não interromper o treinamento físico dos demais segmentos corporais que estão íntegros, mesmo com a perna imobilizada, adaptamos os exercícios para que o restante do corpo continuasse sendo estimulado;
  9. Trabalhar intensamente a condição neurossensorial principalmente estimulando a região que foi lesionada para manter a conexão cérebro-músculo o mais ativa possível;
  10. Acreditar sempre na reabilitação.


E quanto ao Campeonato, que o Sylvio liderava até o momento do acidente, mesmo sem participar de três Etapas, ainda conseguiu terminar em um honroso 3o lugar, apenas 4 pontos do vice-campeão. Aprendemos muito neste processo, onde vivemos o melhor que o Esporte pode nos proporcionar: A oportunidade de acreditar que podemos vencer e superar as adversidades. Como o piloto Lewis Hamilton, disse após a vitória no GP São Paulo/2021: “Acredite sempre. Nunca desista! ”.

                 


Últimas News

Um grupo de pessoas anda de kart em uma pista.
22 mar., 2024
Reviva os momentos emocionantes da Edição de Fevereiro da AMIKA News, onde a velocidade e a emoção nas pistas e no mundo virtual aceleraram. Destaque para o Troféu do Interior, a abertura dos campeonatos regulares e a conclusão espetacular da primeira temporada do AMIKA MX5 Cup. Confira os campeões, próximos eventos e como a AMIKA está aprimorando a experiência dos pilotos. A próxima temporada promete ainda mais emoção, com transmissão ao vivo pela EllevenTV. Acompanhe também as métricas das redes sociais.
Uma fila de karts está estacionada em uma pista de corrida.
14 mar., 2024
Descubra a importância do peso no desempenho do kart. A relação entre peso e potência afeta a aceleração e estabilidade nas curvas. O processo de Scaling é crucial para otimizar o desempenho do chassi, enquanto os pesos de lastro equilibram os veículos nas corridas. Ajustar o assento também é essencial para uma distribuição de peso ideal. Domine o peso do kart para alcançar o sucesso nas pistas. Acompanhe nosso blog para mais dicas sobre pilotagem!
uma pista de corrida com um estádio ao fundo
13 mar., 2024
Descubra os diferentes tipos de karts, desde os emocionantes karts indoor até os desafiadores karts outdoor e os competitivos karts F4. Com motores a gasolina ou elétricos, esses veículos oferecem uma experiência única para pilotos de todas as idades e níveis de habilidade. Saiba mais sobre suas características distintas e escolha o melhor para sua aventura nas pistas.
um grupo de pessoas está andando de kart em uma pista.
21 fev., 2024
Estamos animados em anunciar que as inscrições para o prestigiado Torneio Troféu do Interior, que ocorrerá no dia 17 de fevereiro no Kartódromo de Nova Odessa, foram abertas no dia 1º de janeiro. Um total de 854 pilotos nos campeonatos Copa AMIKA, Taça AMIKA, CPAK, CKB, CKC Mad Racers, CKAAF e PDV. O Torneio de Verão deu início à temporada das Ligas NKR e PKR. Com parceiras de Cervejaria CAMPINAS, que ofereceu degustação da premiada IPA Zero, além da Flores e Vegetais e seus diversos produtos.
Por Felipe Bouchardet 08 nov., 2023
O último trimestre de 2023 começou acelerando. No primeiro dia de Outubro aconteceram as finais do Festival Brasileiro de Kart Rental , você pode conferir todos os detalhes na nossa última edição da News. Em Outubro aconteceram também as finais das categorias do Campeonato Taça Amika , nossa operação que acontece no Kartódromo Speed Park na cidade de Birigui. Deixamos aqui os nossos parabéns aos campeões: Pedro Vianna (Light 80) Gabriel Palmyro (Light 95) Agostinho Neto (Sênior e Xtreme) João Crespilho (110kg e Pro 95) Lucas Lopes (Pro 80) Agradecemos ao Staff da Operação Amika em Birigui: Agostinho Neto Rafael Pedrozo Wesley Hilário Gabriel Zambão Realizar a Taça Amika com tanto sucesso só foi possível graças a toda infraestrutura que o Kartódromo Speed Park oferece, com entretenimento para todas as idades, diversas atrações para os acompanhantes dos pilotos, e claro, pela super pista.
Troféus do BKR 2023
Por Felipe Bouchardet 16 out., 2023
Mais uma página escrita para a história do Festival Brasileiro de Kart Rental, para a Amika e para o rental kart, graças à dedicação de muitas pessoas que colocaram seu empenho e força para tornar possível a 19ª edição do BKR. Ao todo foram mais de 200 pessoas trabalhando para a produção e suporte do evento!
Mais posts →
Um grupo de pessoas anda de kart em uma pista.
22 mar., 2024
Reviva os momentos emocionantes da Edição de Fevereiro da AMIKA News, onde a velocidade e a emoção nas pistas e no mundo virtual aceleraram. Destaque para o Troféu do Interior, a abertura dos campeonatos regulares e a conclusão espetacular da primeira temporada do AMIKA MX5 Cup. Confira os campeões, próximos eventos e como a AMIKA está aprimorando a experiência dos pilotos. A próxima temporada promete ainda mais emoção, com transmissão ao vivo pela EllevenTV. Acompanhe também as métricas das redes sociais.
Uma fila de karts está estacionada em uma pista de corrida.
14 mar., 2024
Descubra a importância do peso no desempenho do kart. A relação entre peso e potência afeta a aceleração e estabilidade nas curvas. O processo de Scaling é crucial para otimizar o desempenho do chassi, enquanto os pesos de lastro equilibram os veículos nas corridas. Ajustar o assento também é essencial para uma distribuição de peso ideal. Domine o peso do kart para alcançar o sucesso nas pistas. Acompanhe nosso blog para mais dicas sobre pilotagem!
uma pista de corrida com um estádio ao fundo
13 mar., 2024
Descubra os diferentes tipos de karts, desde os emocionantes karts indoor até os desafiadores karts outdoor e os competitivos karts F4. Com motores a gasolina ou elétricos, esses veículos oferecem uma experiência única para pilotos de todas as idades e níveis de habilidade. Saiba mais sobre suas características distintas e escolha o melhor para sua aventura nas pistas.
um grupo de pessoas está andando de kart em uma pista.
21 fev., 2024
Estamos animados em anunciar que as inscrições para o prestigiado Torneio Troféu do Interior, que ocorrerá no dia 17 de fevereiro no Kartódromo de Nova Odessa, foram abertas no dia 1º de janeiro. Um total de 854 pilotos nos campeonatos Copa AMIKA, Taça AMIKA, CPAK, CKB, CKC Mad Racers, CKAAF e PDV. O Torneio de Verão deu início à temporada das Ligas NKR e PKR. Com parceiras de Cervejaria CAMPINAS, que ofereceu degustação da premiada IPA Zero, além da Flores e Vegetais e seus diversos produtos.
Por Felipe Bouchardet 08 nov., 2023
O último trimestre de 2023 começou acelerando. No primeiro dia de Outubro aconteceram as finais do Festival Brasileiro de Kart Rental , você pode conferir todos os detalhes na nossa última edição da News. Em Outubro aconteceram também as finais das categorias do Campeonato Taça Amika , nossa operação que acontece no Kartódromo Speed Park na cidade de Birigui. Deixamos aqui os nossos parabéns aos campeões: Pedro Vianna (Light 80) Gabriel Palmyro (Light 95) Agostinho Neto (Sênior e Xtreme) João Crespilho (110kg e Pro 95) Lucas Lopes (Pro 80) Agradecemos ao Staff da Operação Amika em Birigui: Agostinho Neto Rafael Pedrozo Wesley Hilário Gabriel Zambão Realizar a Taça Amika com tanto sucesso só foi possível graças a toda infraestrutura que o Kartódromo Speed Park oferece, com entretenimento para todas as idades, diversas atrações para os acompanhantes dos pilotos, e claro, pela super pista.
Troféus do BKR 2023
Por Felipe Bouchardet 16 out., 2023
Mais uma página escrita para a história do Festival Brasileiro de Kart Rental, para a Amika e para o rental kart, graças à dedicação de muitas pessoas que colocaram seu empenho e força para tornar possível a 19ª edição do BKR. Ao todo foram mais de 200 pessoas trabalhando para a produção e suporte do evento!
Por Felipe Bouchardet 12 set., 2023
A Amika começou o mês de agosto na região Sul do Brasil, cidade Nova Santa Rita no Kartódromo Techspeed participando da Copa KMKZY. Mais uma etapa do Nacional de Kart Rental com pilotos da Amika marcando presença. Nossas operações esse mês se concentraram no Kartódromo da Granja Viana com as etapas Basicamente CPAK e Copa Amika KGV e Transmissão ao Vivo pelo canal do Youtube Kart Amador SP, o maior canal de transmissão do Rental Kart do Brasil. E no Kartódromo Speed Park localizado em Birigui com a etapa Basicamente Taça Amika Speed Park.
Por Felipe Bouchardet 29 ago., 2023
Prof. Marcelo Conte Doutor em Ciências Visuais (UNIFESP) e Mestre Ciências do Esporte (UNICAMP) Head Trainer Conte Fit Motorsports Training - @contefit
Por Felipe Bouchardet 09 ago., 2023
Julho foi movimentado na Amika, bora revisitar o mês que passou e relembrar dos acontecimento?
Mais news →
Share by: